Se a Bahia é o mundo, a região de Cajazeiras, localizada na capital baiana, com certeza tem uma estrela só para ela. E o brilho é tão forte que chega a ser visível a olho nu sem muito esforço.
Considerado um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina, “CajaCity”, como foi apelidada pelos soteropolitanos, leva a alcunha pelo tamanho e pela capacidade de conseguir unir tudo em um só lugar, suprindo as necessidades dos moradores – afinal, o bairro realmente tem o porte de uma cidade.
E o que a “cidade” dentro de Salvador tem em comum com a Globo? O Big Brother Brasil. A ligação dos “dois extremos” não se dá apenas pela participação do motorista por aplicativo, Davi Brito, de 21 anos, na edição de 2024. Cajazeiras já teve um Big Brother para chamar de seu com repercussão nacional e direito a espaço na emissora.
Sensação das redes sociais em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19, o Big Brother Cajazeiras surgiu através de um meme na web compartilhado pela página Cajazeiras da Depressão, que atualmente é administrada pelo criador de conteúdo Wendell Muniz, de 25 anos.
“A ideia surgiu e Yuri e Rosi, foi um meme que a gente postou com personalidades de Cajazeiras. Quem participaria do BBB Cajazeiras? Aí a gente pegou o rapaz que faz a bike som que roda por Cajazeiras, a menina que faz a locução da loja, Dinho Jr. porque é uma pessoa conhecida daqui, fulano que era professor de várias academias de Cajazeiras. Fizemos essa brincadeira e o pessoal começou a pedir para fazer o Big Brother de verdade”.
O reality idealizado por Rosi Costa, Yuri Santos e Tâmara Sampaio, foi pensado de forma segura para conseguir “driblar” o isolamento social para promover a brincadeira sem colocar a saúde de ninguém em risco. “Eles decidiram tirar isso do papel e fomos desenvolvendo semana a semana, não tinha receita de bolo, era tudo muito novo. Fizemos tudo através do WhatsApp e fomos desenvolvendo provas virtuais porque foi a época da pandemia, no auge”.
O sucesso do BBC foi tamanho que a brincadeira colocou Cajazeiras no radar nacional, com espaço na TV Bahia e passagem pelo Fantástico. “Eu nunca imaginei que fosse ter esse alcance. Nossa página, o ‘Cajazeiras da Depressão’ tinha 17 mil seguidores e do nada foi parar em 40 mil. Tiago Leifert falou da gente no programa ao vivo, Boninho escreveu nas redes sociais, Thiaguinho brincou dizendo que ia fazer show na final do BBC”, disse aos risos.