A violência em Salvador e região metropolitana resultou em 186 homicídios e tentativas de homicídio no mês setembro. Destas, 143 pessoas foram mortas e 43 ficaram feridas nos 203 tiroteios mapeados pelo Fogo Cruzado.
O instituto pontua que a maioria dos confrontos foi oriunda de operações policiais (74), disputas entre grupos armados (20), perseguições (10) e outras motivações, que assustaram a população e que restringiram serviços básicos em alguns bairros.
Após a operação do dia 15 de setembro, que culminou na morte do policial federal Lucas Caribé, no bairro de Valéria, e da abertura de uma nova operação no dia 29 de setembro, os moradores do bairro tiveram aulas e transporte público suspensos na região. O mesmo ocorreu dias antes nos bairros de Alto das Pombas e Calabar, onde escolas ficaram sem aulas, bem como mercados, padarias e postos de saúde tiveram atividades interrompidas. Isso tudo também por conta dos fortes tiroteios registrados nas localidades, desde o dia 03 de Setembro.
Setembro foi o mês com maior número de pessoas baleadas durante ações policiais desde que o Fogo Cruzado começou a mapear dados na Bahia. Os números ultrapassam os dados registrados no RJ. Foram 74 tiroteios que resultaram na morte de 72 pessoas e feriram outras 13. As cinco chacinas registradas no período ocorreram durante ações/operações e mataram 31 pessoas.

