De 57 a 72: Veja qual foi a “nota de corte” para o acesso em cada edição da Série B

Esportes

A reta final da Série B de 2023 reservou aos torcedores uma corrida angustiante pelo acesso. Neste momento, de acordo com dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os oito primeiros colocados possuem pelo menos 10% de chances de subir para a elite do futebol brasileiro. 

Tendo em vista esses números, o Bahia Notícias realizou um levantamento analisando qual foi a “nota de corte” de cada ano a partir da instituição do formato de pontos corridos. Os dados levam em consideração a pontuação que foi ou seria necessária para subir, sem contar os critérios de desempate.

Em 2015, por exemplo, o Vitória subiu com 71 pontos. No entanto, o São Caetano também marcou 71 e não subiu. Sendo assim, a nota de corte daquele ano foi 72 pontos. Já em 2007 o Rubro-Negro baiano terminou a Série B na quarta colocação, com 59. No entanto, o quinto colocado foi o Fortaleza, com 56 – a nota de corte, portanto, foi 57.

Na Série B de 2015, por exemplo, quando a nota de corte foi 64, o quarto colocado após 31 rodadas era o Bahia, com 51 pontos. Em 2023, o Guarani está na mesma posição, mas com três pontos a mais. O Criciúma, que atingiu a mesma marca conquistada pelo Esquadrão à época, é o sétimo colocado neste momento. 

Restam oito rodadas para o fim do campeonato e, ainda de acordo com a UFMG, o Vitória está muito próximo do acesso (92,5% de chances) e é o grande favorito ao título (56,2%). O Rubro-Negro baiano lidera a competição com 58 pontos, três a mais que o vice-líder Sport e cinco a mais que o quinto colocado Atlético-GO. 

O próximo jogo do Leão é contra o Guarani, no domingo (15), às 18h, no Barradão. Melhor mandante da competição, o time treinado por Léo Condé não perde no próprio estádio há nove partidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *